quinta-feira, 14 de junho de 2012

Projeto : inglês na mídia- Present Perfect e perfect Tense

Curso – PROINFO INTEGRADO Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional  -  Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC
Nome _Loiva H. Schiavo e Ulisses Humberto Cavalcanti Barbosa - Bonito – MS -
         Atividade 3.5 resultados:   Projeto : inglês na mídia-  Present Perfect e perfect Tense

CLIENTELA ATENDIDA- 3º ano,  Ensino Médio, período noturno da E.E. Bonifácio C. Gomes
Com estas aulas, inicialmente, fez-se a introdução ao uso do tempo verbal “presente perfeito e prefect tenses”, em Língua Inglesa, pela pesquisa na internet, leitura e produção de textos orais individualmente e a partir de o trabalho com músicas.
 
Figura 1 e 2 -  Loiva Heidecke Schiavo, 2012/maio/29.  
Na fase da Motivação e ampliando sua compreensão quanto a tal tempo verbal em Inglês. Para tanto, sugerimos os seguintes sites inicialmente:
RECURSOS
Present Perfect – Conceito e Estrutura Sintática
Present Perfect – Uso e Formas 
Present Perfect e Outros Tempos Verbais
Present Perfect – Conjugando um Verbo
Oportunizar-se-á usar o Present Perfect em situações de listening (compreensão oral), writing (produção escrita) and speaking (produção oral). É necessário, portanto, que ele tenha um bom conhecimento prévio sobre a estrutura verbal e o vocabulário frequentemente... Lembre-se que são aluno em fase pré concluinte do Ensino Médio.
 As estratégias utilizadas até aqui foram:  - Aula interativa; - Uso do Laboratório de Informática... 
Dando seqüência a atividade, o professor apresenta a primeira estrofe da música
( fazendo uma leitura coletiva) e demonstra aos alunos os verbos que estão no presente.
 
Figura 3 e 4-  Loiva H. Schiavo, 2012/maio/29.
Estando os alunos no laboratório de informática, o professor exibe o vídeo “ duração do vídeo 3.27”
Figura 5 - www.youtube.com/watch?v=VPpd-6X3tEo21 Album: I Will Follow Him [Germany] (1993)
Observação: O vídeo foi baixado para ser exibido em DVD para todos os alunos ao mesmo tempo! Onde fizeram a leitura e cantaram varias vezes. Após cada aluno pesquisar no Sister Act — I Will Follow Himlyricskeeper.it › Artiste: SSister ActCached - SimilarYou +1'd this publicly. UndoI will follow him. Ever since he touched my heart I knew. There isn't an ocean too deep. A mountain so high it can keep. Keep me away. Away from his love ...  recebe uma folha com a letra da música, veja abaixo, para acompanhar o vídeo. Ao final, o professor promoverá um debate, em aula aberta, visando reforçar o uso do tempo verbal. Tal debate será sobre a letra da música ouvida, com base na seguinte questão norteadora: Do que trata a música?

I Will Follow Him


[Slowly]

I will follow him
Follow him whereever he may go
And near him I always will be
For nothing can keep me away
He is my destiny

I will follow him
Ever since he touched my heart I knew
There isn't an ocean too deep
A mountain so high it can keep
Keep me away
Away from his love

[Moderately Fast Rock]

I love him, I love him, I love him
And where he goes I'll follow, I'll follow, I'll follow
I will follow him
Follow him whereever he may go
There isn't an ocean too deep
A mountain so high it can keep
Keep me away

We will follow him
Follow him whereever he may go
There isn't an ocean too deep
A mountain so high it can keep
Keep us away
Away from his love

(I love him) Oh yes I love him
(I'll follow) I'm gonna follow
True love, he'll always be my true love
(Forever) From now until forever
I love him, I love him, I love him
And where he goes I'll follow, I'll follow, I'll follow
He'll always be my true love, my true love, my true love
From now until forever, forever, forever
There isn't an ocean too deep
A mountain so high it can keep
Keep us away

Durante a exibição do vídeo, os alunos procurar responder às seguintes questões norteadoras:   Qual o tempo verbal que o cantor utiliza na maior parte da canção? Como ele é formado? –  Que ele indica? Após a exibição, os alunos que se sentiram à vontade, em aula aberta, responderam às questões propostas pelo professor.
Figura 6 – Loiva H. Schiavo, 2012/maio/29.
Nesta etapa, o professor, auxilia os alunos a organizar as hipóteses levantadas sobre o tempo verbal, pedindo esclarecimentos sobre as respostas dadas, se necessário, sem, dar maiores explicações.   
Figura 7 e 8– Loiva H. Schiavo, 2012/maio/29.
Em grupos, para que através de pesquisas, possam checar se as hipóteses levantadas a respeito da forma e uso do tempo verbal estão corretas e porque?...
Figura 9 e 10– Loiva H. Schiavo, 2012/maio/29.
Sugerimos que para a elaboração da apresentação seja utilizado o software “Power Point” e que os alunos respondam às seguintes questões norteadoras:   
  1. Como é formado o tempo verbal present perfect e perfest tenses? Cite exemplos.   
  2. Como são suas formas afirmativa, negativas e interrogativas do present perfect? Cite exemplos.   
  3. Em que situações se usam o Presente Perfeito em Inglês? Cite exemplos.
RECURSO
Aprenda a fazer slides com o Power Point
Durante a elaboração das apresentações o professor supervisiona e orienta o trabalho dos grupos.     
 
Figura 11 e 12– Loiva H. Schiavo, 2012/maio/29.

Dando continuidade as atividades da aula, os alunos realizam exercícios sob orientação e supervisão do professor, para a consolidação da forma e do uso do tempo verbal estudados.
Para a realização dos referidos exercícios, a outro grupo foi sugerimos os sites abaixo, destacando que os alunos deverão escolher ao menos dois destes para efetuar os exercícios.  
  1. http://www.inglesonline.com.br/exerciciosdeinglesonline/present-perfect-1.htm
  2. http://www.inglesonline.com.br/exerciciosdeinglesonline/present-perfect-2.htm
  3. http://www.inglesonline.com.br/exerciciosdeinglesonline/present-perfect-or-past-1.htm
  4. http://www.grammarnet.com/ghtml/present/exprespsimcont1.htm 
  5. http://www.grammarnet.com/ghtml/present/exprespsim1.htm 
  6. http://web2.uvcs.uvic.ca/elc/studyzone/330/grammar/prperf1.htm
  7. http://www.englishpage.com/verbpage/verbs5.htm
  8. http://a4esl.org/q/f/z/zz29bms.htm
  9. http://www.englisch-hilfen.de/en/exercises/tenses/present_perfect_statements.htm
Nesta etapa, é essencial que o professor reforce com os alunos que o tempo verbal presente perfeito em Inglês não tem nenhum tempo verbal equivalente exato em Português. Tal tempo verbal prioriza a descrição de uma ação que teve início em algum ponto do passado e que tem conexão com o presente e a descrição de ação no passado sem especificarmos a data.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno forma o uso dos tempos verbais “Presente perfec tense”.  A formação dos tempos é feito com o uso do verbo auxiliar to have e outro verbo, o principal, no particípio passado.
Sugestão   
Assistir  os conceitos apresentados no vídeo “Present Perfect Tense”, para o aprofundamento da compreensão dos usos de tal tempo verbal. É só digitar na internet... The Present Perfect Continuous Tense - YouTubewww.youtube.com/watch?v=N4pvpBK01HI2The present perfect continuous tense is like the present perfect, but the activity is ... Alert icon. You need ... outro site:
 Explanação do professor sobre perfect tenses, em suma:
Tempo presente perfect – formação – have/hás + past participle –Ex.: He hás drunk a glass of water. ( Ele tomou um copo de água). Indica uma ação que já aconteceu, mas que da uma forma ou de outra, relaciona-se com o presente. Poderá ser uma ação repetida, inacabada ou sem o tempo determinado.
Tempo past perfect – formação – had + past participle – Ex.: He had drunk a glass of water before he left. ( Ele tinha tomado um copo de água antes de sair). Indica uma ação completamente passada, anterior a outra, também expressa no passado ( simple past). A ação que se completou primeiro, a mais antiga, é a que se expressa com o past pérfect.
Tempo future perfect – will have + past participle – EX.: He will have drunk several glasses of water by the end of the day ( Ele terá tomado vários copos de água até o final do dia). Serve para descrever uma certa ação que terá acontecido ou terá sido terminada até um certo momento do futuro. Com freqüência aparece a preposição by ( = até, antes de ) ao lado de uma expressão de tempo futuro.
Outros Recursos Complementares
 Dicionário português-inglês e  tradutor internet.  


Figura 11 e 12– Loiva H. Schiavo, 2012/maio/29.

Justificativa: nossos alunos não conseguiram parcerias com empreendimentos turísticos e empresários que proporcionem uma palestra sobre importância dos profissionais (tradutores da língua inglesa) para o turismo local, ainda...

Avaliação
 O professor acompanhou os alunos durante todas as atividades, avaliando a capacidade de trabalho em grupo, bem como, a compreensão dos conteúdos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário